Tabaré Vázquez deixará medicina quando assumir presidência

Cidade do México

  • Gabinete Presidencial/AP

    O presidente eleito do México, Enrique Peña Nieto, (à direita) recebe a bandeira do país das mãos do então presidente Felipe Calderón

    O presidente eleito do México, Enrique Peña Nieto, (à direita) recebe a bandeira do país das mãos do então presidente Felipe Calderón

Montevidéu, 1 dez (EFE).- Tabaré Vázquez, ganhador do segundo turno das eleições presidenciais realizadas ontem no Uruguai e um reconhecido oncologista, atendeu nesta segunda-feira seus pacientes mas afirmou que quando assumir a presidência deixará de lado a medicina, ao contrário do que fez em seu mandato anterior.

Poucas horas após o término dos festejos no centro de Montevidéu pela vitória, o candidato da coalizão de esquerda Frente Ampla (FA) se apresentou na Associação Espanhola de Socorros Mútuos para atender seus pacientes.

Ao final do expediente Vázquez disse que vai continuar na medicina por "um tempinho". Mas explicou que a partir de 1º de março de 2015, quando assumir a presidência, se dedicará "exclusivamente" ao cargo.

Vázquez, de 74 anos, transformou-se no primeiro presidente de esquerda na história do Uruguai ao assumir o cargo em 2005. O político exerceu o mandato entre 2005 e 2010 e neste período alternou sua atividade como chefe de Estado com o atendimento de seus pacientes de câncer. Além disso, liderou uma luta nacional contra o cigarro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos