Em posse, Peña Nieto propõe plano integral para combater insegurança no México

Na Cidade do México

  • Gabinete Presidencial/AP

    O presidente eleito do México, Enrique Peña Nieto, (à direita) recebe a bandeira do país das mãos do então presidente Felipe Calderón

    O presidente eleito do México, Enrique Peña Nieto, (à direita) recebe a bandeira do país das mãos do então presidente Felipe Calderón

O novo presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou neste sábado (1º) 13 decisões de seu governo que incluem a criação de um programa nacional para a prevenção do crime, a fim de combater a onda de insegurança com medidas integrais.

"Estou convencido que o crime não se combate com a força", afirmou Peña Nieto em sua primeira mensagem à nação pouco após assumir como chefe de Estado. Esse programa foi colocado no primeiro lugar de suas decisões imediatas, que buscam uma série de reformas legais e administrativas para lutar contra a pobreza, impulsionar os investimentos e controlar o gasto público.

"O México exige viver em paz", insistiu Peña Nieto em seu discurso, pronunciado em um pátio do Palácio Nacional, sede oficial do Governo, perante a presença de mais de mil convidados, inclusive vários chefes de Estado.

Em sua mensagem, de 50 minutos, disse que esse programa "transversal" de prevenção do crime será aplicado por vários ministérios e incluirá o resgate de espaços públicos e garantias de segurança para os processos produtivos.

A proposta chega em meio a uma das piores ondas de violência da história do México pelas ações do crime organizado, com dezenas de milhares de mortos nos últimos seis anos.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos