Correa se reelege no primeiro turno, segundo pesquisa

Quito, 16 fev (EFE).- O presidente do Equador, Rafael Correa, que busca a reeleição nas eleições deste domingo, ganhará no primeiro turno, segundo uma pesquisa da empresa Market, que lhe atribui 64,1% das intenções de votos válidos.

Segundo o estudo - realizado com uma mostra de 11.780 entrevistas em lares, com uma margem de erro de 3% e um nível de confiança de 95% - o ex-banqueiro Guillermo Lasso, fica em segundo lugar nas intenções de voto com 16,4%.

Para não ir para um segundo turno Correa, no poder desde 2007, precisa de mais de 50% dos votos ou 40% com uma vantagem de dez pontos percentuais na frente do segundo.

A pesquisa coloca em terceiro lugar ao ex-presidente Lúcio Gutiérrez com 7,3%, seguido pelo ex-ministro Alberto Acosta com 4,5%; o magnata do setor bananeiro Álvaro Noboa, com 3,6%; o médico em jurisprudência Mauricio Rodas, 2,5%; o pastor evangélico Nélson Zavala 0,9% e finalmente Norman Wray com 0,8%.

Para as eleições presidenciais e legislativas deste domingo foram convocados para votar cerca de 11,6 milhões de equatorianos dentro e fora do país em processo que será vigiado por mais de 76 mil militares e policiais nesta nação andina.

A votação, que começa às 7h (horário local, 9h de Brasília) e se encerra dez horas depois, será vigiada por 320 observadores internacionais de organismos como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos