Aliança opositora de esquerda vence eleições na Albânia, diz pesquisa

Tirana, 23 jun (EFE).- A opositora aliança de partidos de esquerda liderada por Edi Rama venceu neste domingo as eleições legislativas na Albânia, segundo as pesquisas de boca de urna realizadas pelo instituto IPR Marketing.

De acordo com esta amostragem, a coalizão de Rama oscila entre 52% e 56% dos votos, na frente da aliança de direita do primeiro-ministro, Sali Berisha, que teria alcançado entre 39% e 43% dos sufrágios.

Segundo analistas políticos, embora este número ainda possa mudar, a diferença de porcentagem é tão arrasadora que é possível apontar uma tendência clara a favor da esquerda.

Em entrevista coletiva realizada logo após o fechamento dos colégios eleitorais, Rama se declarou vencedor e afirmou que "o renascimento venceu sobre a ruína".

"Ganhou o Partido Socialista e a Aliança para a Albânia Europeia. Berisha já é somente um primeiro-ministro interino que deve realizar a transição", disse Rama.

No entanto, a aliança da direita dirigida pelo governante Partido Democrático do Berisha também se disse vencedora.

A ministra de Integração, Majlinda Bregu, afirmou que "todas as pesquisas indicam que os cidadãos votaram de maneira convincente em nossa aliança. Rama selou sua derrota mais profunda".

Ambas as alianças apelaram que seus representantes nas mesas prestem a máxima atenção durante o processo de apuração de cédulas para evitar fraudes.

Os colégios fecharam às 17h local (14h, horário de Brasília) após uma tensa jornada eleitoral em que foi registrado um tiroteio, no qual morreu um ativista da coalizão opositora e outras duas pessoas ficaram feridas, uma delas candidato do governamental Partido Democrata.

Mais de 3,2 milhões de albaneses foram chamados para escolher 140 deputados do Parlamento de acordo com um sistema eleitoral proporcional regional.

Os primeiros resultados não oficiais são esperados para segunda-feira, jornada na qual a Organização para a Cooperação e Segurança na Europa (OSCE), que supervisionou a votação com 400 observadores, também dará sua opinião sobre o transcurso da jornada eleitoral.

O incidente mais grave registrado hoje foi o assassinato de um ativista do Movimento Socialista para a Integração (LSI) durante um tiroteio na cidade de Laç, ao norte de Tirana, no qual outras duas pessoas ficaram feridas, uma delas o candidato do PD.

Os anteriores processos eleitorais da Albânia também foram marcados por atos violentos, a desconfiança extrema entre os principais partidos, irregularidades e a rejeição do resultado pelo partido perdedor.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos