Presidente do Senegal nomeia novo primeiro-ministro do país

Em Moscou

Dacar, 6 jul (EFE).- O presidente do Senegal, Macky Sall, nomeou neste domingo Mohammed Dione como novo primeiro-ministro do país em substituição a Aminata Touré, destituída na sexta-feira, segundo um comunicado divulgado pela "Rádio Televisão Senegalesa" ("RTS", governamental).

Dione, economista, de 54 anos, foi nomeado há quatro meses ministro encarregado do acompanhamento do ambicioso programa do Plano Senegal Emergente, que pretende fomentar o desenvolvimento econômico do país, com o apoio da comunidade internacional.

O novo primeiro-ministro, próximo ao presidente Sall, era até pouco tempo atrás funcionário da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi).

Anteriormente, Dione foi também alto funcionário do Banco Central para os Estados de África Ocidental (BCEAO) que reúne oito países-membros da União Econômica e Monetária da África Ocidental (Uemoa).

Dione tem fama de ser "um homem competente, metódico e rigoroso".

Em um primeiro discurso, o novo chefe do governo convidou os senegaleses ao trabalho para tornar realidade a ambição do presidente da república no setor da agricultura e na criação de empregos para os jovens e as mulheres.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos