Presidente do Malawi dissolve governo após acusações de corrupção


Nairóbi, 10 out (EFE).- A presidente do Malawi, Joyce Banda, dissolveu nesta quinta-feira seu gabinete após receber várias denúncias de corrupção contra membros do governo provenientes de diversos setores da sociedade civil, informou hoje um comunicado da presidência do país africano.

"Após a dissolução do Executivo, todos os assuntos ministeriais se derivarão à presidência através de oficiais de controle", indicou o documento, que acrescentou que Banda anunciará um novo governo "em seu devido tempo".

O site do jornal malauiano "The Nation", que divulgou o texto, detalhou hoje que a decisão de Joyce Banda acontece após "pedidos de doadores, organizações da sociedade civil, imprensa e outros setores para que atue contra aqueles envolvidos no saque em massa de fundos públicos".

A fonte indicou que, "até o momento, ocorreram 10 detenções" em relação com supostos casos de corrupção no governo, mas que as associações da sociedade civil não estão satisfeitas, pois consideram que o saque afeta também os altos cargos do Executivo.

Nesta manhã, vários manifestantes marcharam até o Escritório do Distrito da capital Lilongwe para solicitar a demissão de vários funcionários governamentais, inclusive o ministro das Finanças, Ken Lipenga.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos