TSE suspende afastamento da governadora do Rio Grande do Norte

São Paulo, 12 dez (EFE).- O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira a decisão de afastar do cargo a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, por abuso de poder econômico e político, adotada na terça-feira passada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A magistrada Laurita Vaz decidiu de maneira provisória que a governadora continue no cargo até que o TSE adote uma decisão em última instância.

O TRE determinou na terça-feira passada que houve irregularidades no uso de um avião oficial do governo estadual durante a campanha eleitoral de 2012.

Segundo este tribunal, Rosalba, do DEM, usou a aeronave para deslocar-se até a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde apoiou a candidatura de Cláudia Regina, do mesmo partido, à prefeitura da cidade.

A justiça eleitoral regional seguiu o critério do Ministério Público Eleitoral, que especificou que o avião oficial "foi utilizado ativamente na campanha eleitoral dos candidatos apoiados por Rosalba Ciarlini, sobre o pretexto do comparecimento da governadora em eventos oficiais".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos