Centenas de pessoas pedem união com Rússia em frente a Parlamento da Crimeia

Simferopol (Ucrânia), 6 mar (EFE).- Cerca de 200 pessoas estão reunidas diante do Parlamento da república autônoma ucraniana da Crimeia para pedir a unificação com a Rússia.

Empunhando bandeiras da Crimeia, os manifestantes gritam a favor da anexação com "a mãe Rússia" e cantam canções patrióticas que dizem que Crimeia é parte da Rússia.

Na concentração também há uma grande bandeira tricolor do país vizinho.

O prédio do legislativo está isolado por dezenas de cossacos que impedem a passagem de curiosos, embora de vez em quando os deputados saiam para informar sobre as decisões adotadas.

Os manifestantes comemoram a decisão adotada pouco antes pelos deputados da Crimeia, que por unanimidade acordaram a incorporação da autonomia ucraniana à Rússia.

Também convocou um referendo sobre o assunto para 16 de março, com a pergunta: "O senhor está a favor da reunificação da Crimeia com a Rússia como sujeito da Federação Russa?", uma consulta que as autoridades locais pró-Rússia esperam que referende a decisão parlamentar.

"Estou convencido de que o povo votará a favor da saída da Ucrânia e a incorporação à Rússia", disse à Agência Efe Anatoli, um dos manifestantes.

"A Rússia sempre foi nossa pátria, tudo era perfeito até 1991", quando a URSS se desintegrou e a Ucrânia passou a ser um país independente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos