Ex-magnata russo inimigo de Putin discursa aos ucranianos em Kiev

Kiev, 9 mar (EFE).- O ex-magnata russo Mikhail Khodorkovski, libertado em dezembro do ano passado após uma década na prisão, reuniu milhares de manifestantes neste domingo na Praça da Independência de Kiev, onde desejou sucesso às novas autoridades ucranianas.

Khodorkovski disse aos manifestantes que, desde sua chegada ontem a Kiev, falou com muita gente e chegou à conclusão que "a propaganda russa, como sempre, mente".

"Aqui não há mais fascistas que em Moscou ou em São Petersburgo", assegurou o homem apontado como "inimigo número 1" do presidente russo, Vladimir Putin, em alusão às acusações de Moscou que o novo poder de Kiev está nas mãos de extremistas.

Tudo o que fazia o antigo regime de Viktor Yanukovich "fazia com a permissão do poder russo", acrescentou Khodorkovski, enquanto a multidão gritava "vergonha".

Khodorkovski, considerado por defensores dos direitos humanos de todo o mundo como o preso político mais importante da Rússia de Putin, passou dez anos na prisão após ser condenado a quase 14 anos por vários crimes financeiros.

O fundador da companhia petrolífera Yukos foi libertado no último dia 21 de dezembro em virtude de um indulto geral outorgado por Putin e nesse mesmo dia viajou para Berlim.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos