EUA ELEIÇÕES

Por ocasião do início das eleições primárias nos Estados Unidos, que acontecerá em 1º de fevereiro, a Agência Efe envia hoje uma série especial de matérias com os seguintes conteúdos:.



CANDIDATOS - A poucos dias do início das primárias nos Estados Unidos, a pré-candidata favorita entre os democratas, Hillary Clinton, vê pelo retrovisor seu concorrente mais próximo, Bernie Sanders, se aproximar perigosamente nas pesquisas, enquanto os republicanos assistem a uma batalha entre Donald Trump e Ted Cruz da qual Marco Rubio espera sair beneficiado.



CAMPANHAS - Como estrelas do rock, os candidatos à presidência dos Estados Unidos sobem em palanques ao som de gritos de entusiasmo por parte de seu público e tendo como pano de fundo luminosas mensagens propagandísticas que apelam em prol dos valores tradicionais da família, do igualitarismo e do capitalismo, mas que agora tomam novas formas.



ECONOMIA - Estado que abre a disputa das primárias que vão definir os candidatos dos partidos Republicano e Democrata à presidência dos Estados Unidos, Iowa é um exemplo do quão complexo é conciliar posturas ideológicas destas legendas com o bem-estar econômico do cidadão.



IMIGRAÇÃO - A imigração e o crescente peso demográfico dos latinos se transformaram em dois dos principais temas da campanha eleitoral nos Estados Unidos, especialmente nos chamados 'swing states' - estados sem tendência política definida - como Nevada, razão pela qual podem acabar definindo o resultado final.



PROGRAMAS - Se um espectador pouco informado assistisse pela primeira vez a um debate entre os candidatos à indicação do Partido Republicano e outro entre os pré-candidatos do Democrata, raramente pensaria que os dois lados têm o mesmo objetivo: eleger o presidente dos Estados Unidos.



IOWA - Ele é um estado pequeno, rural e está longe da média demográfica do país, mas, a cada quatro anos, Iowa monopoliza as atenções mundiais com seu complexo sistema de votação primária - o chamado "caucus" - que, desde a década de 70, serve como primeiro teste de fogo para os pré-candidatos à residência dos Estados Unidos.



ESTADOS - Desde 1972, quando Iowa e New Hampshire começaram a abrir o processo de eleições primárias nos Estados Unidos, apenas Bill Clinton se tornou presidente tendo perdido nos dois estados, enquanto Ronald Reagan, Barack Obama e George Bush, pai e filho, chegaram à Casa Branca ganhando em apenas um deles.



SISTEMA - Com os "caucuses" (assembleias populares) da próxima segunda-feira em Iowa, começará nos Estados Unidos um complicado processo de eleições primárias no qual os concorrentes dos partidos Republicano e Democrata devem conseguir os números de delegados necessários para garantir a indicação de sua legenda à candidatura à presidência para as eleições de 8 de novembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos