Cruz e Hillary lideram pesquisas no Texas a uma semana da "Super Terça"

Austin (EUA), 23 fev (EFE).- O pré-candidato republicano Ted Cruz e a democrata Hillary Clinton ganharão as primárias para as eleições presidenciais dos Estados Unidos da próxima semana no Texas, um dos estados que realizarão prévias na chamada "Super Terça", segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira.

A "Super Terça" é o dia no qual acontecem eleições primárias de ambos os partidos no maior número de estados, já que 12 (no Alasca, só os republicanos) irão realizar a votação, além do arquipélago de Samoa e dos democratas no exterior.

Com 37% das intenções de voto, Cruz, senador pelo Texas, obteria uma vitória considerável sobre o magnata Donald Trump e o senador pela Flórida Marco Rubio, que alcançariam 29% e 15%, respectivamente.

A pesquisa foi realizada pelo instituto YouGov para a Universidade do Texas e o jornal "The Texas Tribune" e entrevistou 1.200 pessoas registradas para votar entre os dias 12 e 19 de fevereiro. Sua margem de erro é de 2,83%.

A pesquisa também indica que o ex-governador da Flórida Jeb Bush - que se retirou da disputa no último dia 20 após as primárias na Carolina do Sul - obteria 6%; o governador de Ohio, John Kasich, 5%; e o neurocirurgião Ben Carson, 4%.

"O Texas não é tão diferente do resto do país como às vezes se pensa. Donald Trump, com sua fama e popularidade, também tem seu público aqui", disse Jim Henson, codiretor do levantamento, após reconhecer que Cruz é "muito popular" entre os republicanos "mais conservadores".

Pelo Partido Democrata, Hillary Clinton lidera com 54% da preferência dos eleitores texanos, dez pontos à frente do senador por Vermont Bernie Sanders (44%), uma margem muito menor do que a refletida em pesquisas anteriores.

A ex-secretária de Estado é a favorita de 70% dos eleitores negros e de 60% dos hispânicos, enquanto Sanders tem o apoio de 55% dos brancos.

Daron Shaw, outro responsável pela pesquisa, disse que a Vantagem de Hillary no dia 1º de março dependerá do número de hispânicos que comparecerão às urnas.

No Texas, são 155 delegados entre os republicanos e 252 entre os democratas, mais que em Iowa, New Hampshire, Carolina do Sul e Nevada juntos, os quatro estados que já terão realizado as prévias antes da "Super Terça".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos