Refugiados de acampamento na França atacam caminhões e enfrentam a polícia

Em Paris

  • Philippe Huguen/AFP

    Agentes trabalham no desmantelamento do acampamento de Calais, na França, conhecido como "a selva"

    Agentes trabalham no desmantelamento do acampamento de Calais, na França, conhecido como "a selva"

Imigrantes do acampamento de Calais, na França, onde as forças da ordem iniciaram seu desmantelamento parcial, protagonizaram incidentes nas estradas adjacentes na madrugada desta terça-feira (1º), com ataques a caminhões e entrando em confronto com a polícia.

O canal de televisão "France 2" informou que quatro pessoas foram detidas pelos distúrbios dos imigrantes que invadiram as estradas próximas do acampamento conhecido como "a selva" por volta da meia-noite, e que vários policiais ficaram levemente feridos.

Segundo essa fonte, cerca de 150 ocupantes da "selva" realizaram protestos contra o desmantelamento do acampamento e contra a destruição de seus barracos fora da "selva".

As imagens mostram vários homens lançando diferentes tipos de projéteis contra os caminhões e também tentando depredá-los com barras de ferro.

A origem dos distúrbios está no desmantelamento da parte sul da "selva" que foi decidida pelo governo francês e começou em grande escala ontem de manhã, com a chegada de escavadeiras e de dezenas de agentes antidistúrbios para garantir o trabalho de remoção dos barracos.

O Executivo francês pretende reduzir a pressão dos milhares de imigrantes que estão em Calais e querem entrar de forma clandestina no Reino Unido.

Para isso, as autoridades francesas propõem aos desalojados da "selva" uma residência alternativa em outras regiões da França.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos