Sanders supera Hillary e vence caucus democrata do estado de Washington

Washington, 26 mar (EFE).- O senador Bernie Sanders voltou a superar a ex-primeira-dama Hillary Clinton neste sábado em uma das primárias do processo que definirá o candidato do partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, ao derrotá-la no caucus (assembleia popular) do estado de Washington.

Sanders, que hoje já havia levado a melhor no caucus do Alasca, tinha em Washington 76% dos votos quando o total apurado era de 31%, e se a proporção se mantiver, ele conseguirá o apoio da grande maioria dos 101 delegados em disputa nesse estado do noroeste do país.

Também hoje, Sanders e Hillary terão outra disputa no Havaí, onde no caucus local 25 delegados estarão em jogo.

Tanto Alasca como Washington, são dois estados com porcentagens relativamente baixas de eleitores afro-americanos e hispânicos, dois grupos que favoreceram Hillary até aqui na corrida presidencial. Por outro lado, Sanders está obtendo bons resultados nos formatos de votação com assembleias populares.

Sanders derrotou Hillary nas prévias de Idaho e Utah na terça-feira passada, mas a esposa do ex-presidente Bill Clinton terá a oportunidade de recuperar força em 19 de abril, quando serão realizadas primárias no estado pelo qual ela foi senadora, Nova York.

Até agora, a ex-primeira-dama soma o apoio de 1.228 delegados obtido em voto popular e o de 469 "superdelegados", membros do partido que são pré-designados e também votam na convenção nacional de julho, mas sem estarem atrelados aos resultados das primárias. Já Sanders conta com 947 delegados por voto popular e 29 "superdelegados".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos