ONU elogia acordo entre governo da Colômbia e guerrilha do ELN

Nações Unidas, 30 mar (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, destacou nesta quarta-feira que o anúncio de que o governo da Colômbia e a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) iniciarão negociações de paz é um "passo importante" que reforça o desejo desse país em favor de uma "paz sustentável".

O anúncio foi feito hoje em Caracas pelo mediador colombiano Frank Pearl, que indicou que as duas partes aceitaram instalar uma mesa de conversas no Equador a fim de chegar "a um acordo final para terminar o conflito armado".

Em comunicado distribuído por seu escritório de imprensa, Ban lembrou que esse anúncio acontece no mesmo momento da "etapa final" das conversas de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

"O anúncio de hoje marca outro importante passo que reforça a esperança do povo da Colômbia para conseguir uma paz sustentável", acrescentou a nota.

O comunicado também elogiou os esforços dos países que apoiam o processo de paz e reiterou o compromisso da ONU para continuar respaldando o processo de paz.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos