Topo

Sanders vence primária democrata em Rhode Island

26/04/2016 23h50

Washington, 26 abr (EFE).- O senador por Vermont e pré-candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos Bernie Sanders venceu nesta terça-feira as eleições primárias da legenda no estado de Rhode Island, de acordo com as projeções dos principais veículos da imprensa americana.

Dessa forma, Sanders levará a maioria dos 24 delegados em disputa em Rhode Island nesta nova Super Terça, na qual também foram às urnas os estados da Pensilvânia, Maryland e Delaware, todos eles com vitórias de sua rival, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, e Connecticut, que ainda não divulgou seus resultados.

A vitória de Sanders em Rhode Island, o menor estado dos EUA em extensão territorial, serviu, no entanto, para garantir seu bom papel na região da Nova Inglaterra, no nordeste do país, onde venceu anteriormente em Vermont, New Hampshire, Maine e obteve um empate técnico com Hillary em Massachusetts.

Nos cinco estados que foram às urnas nesta nova Super Terça, estão em jogo 384 delegados democratas e 118 entre os republicanos.

A ex-secretária de Estado precisa de 2.383 delegados para ficar com a indicação e até agora conta com 1.492 contra os 1.219 de Sanders, números que não incluem os chamados "superdelegados", funcionários do partido que também podem votar na convenção e mudar de ideia sobre quem irão eleger.