Topo

Trump vence primárias republicanas em Maryland, Pensilvânia e Connecticut

26/04/2016 21h33

Washington, 26 abr (EFE).- O empresário Donald Trump venceu nesta terça-feira, por uma ampla vantagem, as eleições primárias do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos realizadas nos estados da Pensilvânia, Maryland e Connecticut, de acordo com as projeções dos principais veículos da imprensa americana.

Trump garante assim uma importante vitória na corrida presidencial republicana, já que estes são os três estados com mais delegados em jogo, além de também partir como favorito nos outros dois que realizam primárias hoje, Delaware e Rhode Island.

Os três triunfos servirão para Trump ampliar ainda mais a vantagem sobre seus rivais, Ted Cruz, senador pelo Texas, e John Kasich, governador de Ohio, e se aproximar dos 1.237 delegados necessários para obter a indicação automática do Partido Republicano para disputar a presidência dos EUA em novembro.

No caso da Pensilvânia, o estado mais populoso dos que votam hoje, a vitória de Trump 17 delegados na convenção da legenda em julho, mas os outros 57 do estado não são vinculados, ou seja, não são obrigados a votar no magnata como candidato republicano.

Mesmo assim, o fato de Trump ter vencido com uma margem tão ampla - algumas projeções falam em 60% dos votos - pode influenciar na decisão dos delegados e levá-los a apoiá-lo na convenção.

Nos casos de Maryland e Connecticut, que possuem 38 e 28 delegados, respectivamente, o triunfo garante a Trump uma maioria importante desses delegados. Além disso, confirma ainda mais seu domínio absoluto na região nordeste do país, onde venceu em todos os estados que foram às urnas até agora, com exceção de Maine.