Líder de partido eurofóbico acredita que R.Unido votou por permanência na UE

Londres, 23 jun (EFE).- Nigel Farage, líder do Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), reconheceu que acredita que o país votou a favor da permanência na União Europeia (UE) no referendo realizado nesta quinta-feira.

O político populista e contrário à imigração disse à agência britânica Press Association (PA) que sua previsão se baseia nos testemunhos de alguns de seus amigos que trabalham no mercado financeiro e que fizeram algumas pesquisas.

Farage, um dos líderes na defesa do "brexit" - a saída do Reino Unido da UE, tinha feito uma intensa campanha para pedir aos cidadãos que votassem por romper laços com o bloco, para deter o alto nível de imigração comunitária no país.

Segundo o líder do UKIP, os britânicos deveriam sair da UE para voltar a controlar suas fronteiras por considerar que a imigração afeta os serviços essenciais como a saúde e a educação.

De acordo com a primeira pesquisa divulgada após o fechamento das urnas - às 21 GMT (17h em Brasília - e elaborada pela empresa YouGov, a opção por permanecer na UE venceu por quatro pontos percentuais - 52% dos votos contra 48% para o "brexit".

Cerca de 46,5 milhões de pessoas estavam convocadas a participar da consulta popular, o maior número de eleitores registrados para uma votação da história do Reino Unido.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos