Topo

Presidentes de Cazaquistão e China abordam cooperação em reunião em Tashkent

24/06/2016 14h35

Moscou, 24 jun (EFE).- Os presidentes do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, e da China, Xi Jinping, abordaram diversos aspectos da cooperação bilateral em reunião realizada em Tashkent, onde ambos participam da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO) que termina nesta sexta-feira na capital do Uzbequistão.

Nazarbayev e Xi conversaram sobre comércio, economia, investimentos, petróleo, energia, transporte, comunicações, cultura e assuntos humanitários, segundo o serviço de imprensa cazaque.

Ambos destacaram o grande potencial desta cooperação nos âmbitos de transporte e comunicações, e destacaram a necessidade de desenvolver mais os corredores de transporte que passam por ambos os países.

Também destacaram "a complementaridade do novo programa econômico do Cazaquistão Nurli Zhol e do plano chinês do Cinturão Econômico da Rota da Seda".

Nazarbayev e Xi defenderam o "aumento do comércio bilateral a um nível qualitativamente novo e o aprofundamento da cooperação já existente no terreno agroindustrial".

Na reunião os dois presidentes examinaram sua interação no seio da SCO e em outros temas regionais e internacionais.

Nazarbayev parabenizou Xi pelo 95º aniversário da criação do Partido Comunista da China.

Xi, por sua vez, elogiou a liderança de Nazarbayev desde a independência do Cazaquistão em 1991 e apoiou a realização, em 2017, da Exposição Universal em Astana.

Nazarbayev teve ontem outro encontro bilateral em Tashkent com o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, cujo país tem o status de observador na SCO.

Ambos abordaram as perspectivas de cooperação em diversos âmbitos do comércio e da economia, assim como assuntos regionais e internacionais.

A SCO, um bloco econômico e de segurança integrado por Rússia, China, Cazaquistão, Tadjiquistão e Uzbequistão, começou ontem uma cúpula na qual Índia e Paquistão darão os últimos passos para sua adesão com a assinatura do memorando de obrigações.