Cameron cria "unidade do Brexit" para preparar negociações com a UE

Em Londres

  • Matt Dunham/AP

    O premiê britânico, David Cameron, se dirige ao Parlamento para falar sobre o referendo da União Europeia, em Londres

    O premiê britânico, David Cameron, se dirige ao Parlamento para falar sobre o referendo da União Europeia, em Londres

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, criou uma "unidade do Brexit" a fim de preparar as negociações sobre a saída do Reino Unido da UE, após o referendo de quinta-feira, informaram nesta segunda-feira (27) fontes oficiais.

Cameron presidiu hoje a primeira reunião do governo depois do referendo, na qual abordou o resultado dessa consulta e foi acordado criar este novo organismo, que será formado por funcionários e presidido pelo deputado conservador Oliver Letwin.

Esta unidade deverá assessorar o novo primeiro-ministro a partir de outubro, quando Cameron deixará previsivelmente o Executivo, como o anunciou na sexta-feira passada após o triunfo dos partidários do "Brexit".

Letwin terá a missão de coordenar os diferentes pontos de vista dos departamentos do governo sobre os novos passos a seguir para iniciar as negociações sobre este processo, indicou uma porta-voz da residência da Downing Street.

Esta equipe não terá poder de decisão sobre a futura relação do Reino Unido com a UE, especificou a fonte, por isso que será meramente consultiva.

Para iniciar as negociações, Londres deve comunicar à UE que ativa o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que estabelece o processo de negociação, cujo período é de dois anos, mas até o momento o objetivo do governo é esperar até outubro.

Cameron anunciou na sexta-feira sua intenção de renunciar antes da realização - no começo de outubro- do congresso anual do Partido Conservador, que se desenvolverá na cidade inglesa de Birmingham e para quando a formação no poder já terá um novo líder e, portanto, um novo primeiro-ministro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos