Governador de Porto Rico agradece aprovação de lei para reestruturar dívida

San Juan, 29 jun (EFE).- O governador de Porto Rico, Alejandro García Padilla, agradeceu nesta quarta-feira a aprovação no Senado dos Estados Unidos do projeto "Promessa", que dará à ilha a possibilidade de reestruturar sua dívida em troca de uma submissão do governo ao controle de uma junta federal americana.

"Esse projeto de lei brinda o Estado Livre Associado de Porto Rico com o marco legal necessário para reestruturar toda sua dívida pública, estabilizar a situação fiscal e proteger os porto-riquenhos das exigências dos credores", disse García Padilla em comunicado.

"Estamos recuperando país, já começamos tirar os credores e a devolvê-lo aos porto-riquenhos. Hoje, os porto-riquenhos receberam a oportunidade que merecem para lutar pelo seu futuro", afirmou o governador, que há meses estava pedindo em Washington que a ilha fosse incluída na lei federal de falências.

"Embora imperfeito, esse projeto nos dá acesso às ferramentas necessárias para cumprir com as obrigações e os pagamentos a nossos credores. Além disso, nos protege de ações legais enquanto fazemos com responsabilidade o processo de reestruturação e continuamos oferecendo de maneira ininterrupta os serviços essenciais a todos os residentes do país", indicou o governador de Porto Rico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos