Iraque pede à Arábia Saudita que substitua seu embaixador em Bagdá

Bagdá, 28 ago (EFE).- O Ministério das Relações Exteriores do Iraque pediu neste domingo ao governo da Arábia Saudita que substitua seu embaixador em Bagdá, Zamer al Sabhan, por seus comentários e críticas considerados "sectários", informou este departamento em comunicado.

O porta-voz de Relações Exteriores, Ahmed Jamal, afirmou na nota divulgada em seu perfil no Facebook que o governo iraquiano "pede ao Ministério das Relações Exteriores saudita que substitua o embaixador do reino em Bagdá", sem detalhar os motivos.

Al Sabhan foi alvo de críticas reiteradas por parte de grupos políticos iraquianos e facções da milícia pró-governo xiita Multidão Popular por falar de "ingerências iranianas" nos assuntos internos do Iraque.

Além disso, o chefe da missão diplomática saudita acusou essa milícia de cometer estupros nas áreas de maioria sunita nas quais participou de operações militares junto às tropas governamentais.

Por sua parte, Al Sabhan disse em entrevista à rede de televisão saudita "Al Arabiya" que as políticas de seu país no Iraque são "claras e sinceras, e não vão mudar", e que "as relações da Arábia Saudita com os políticos iraquianos são amistosas".

Al Sabhan acrescentou que o que ocorre nos encontros diretos com os representantes iraquianos é "diferente" do que se diz nos veículos de comunicação.

"Compreendo as pressões e as ameaças que sofre Bagdá. É natural em um país que é alvo de ingerências militares estrangeiras", destacou Al Sabhan.

No último mês de junho, o Ministério das Relações Exteriores iraquiano convocou o embaixador para pedir-lhe que respeitasse as normas internacionais e afirmou posteriormente em comunicado que não vai permitir a nenhum diplomata que use sua posição para "provocar a discórdia sectária".

Al Sabhan é o primeiro embaixador saudita no Iraque desde a reabertura da missão diplomática em Bagdá, que tinha permanecido fechada desde os anos 90, por causa da invasão militar do Kuwait por parte do então presidente iraquiano, Saddam Hussein.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos