Topo

Donald Trump chega à residência oficial mexicana para reunião com Peña Nieto

31/08/2016 17h13

Cidade do México, 31 ago (EFE).- O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, chegou nesta quarta-feira a Los Pinos, a residência presidencial mexicana, para ter uma reunião privada com Enrique Peña Nieto.

O magnata americano, que lançou em junho de 2015 sua campanha pela candidatura republicana chamando os migrantes mexicanos nos Estados Unidos de "criminosos" e "delinquentes", chegou de helicóptero ao Aeroporto Internacional da Cidade do México.

A previsão é de que o encontro dure uma hora. Depois disso, os dois darão uma entrevista coletiva. Cerca de 200 jornalistas estão a postos na residência oficial aguardando a mensagem, rodeada de expectativa pela possibilidade de que o candidato republicano peça desculpas pelos insultos feitos aos mexicanos.

Trump deve oferecer ainda hoje no estado do Arizona, nos Estados Unidos, detalhes de sua política migratória. Esse discurso, adiado por várias vezes, despertou uma enorme expectativa nos Estados Unidos devido ao fato de, em alguns momentos da semana passada, Trump parecer disposto a suavizar suas duras propostas migratórias para atrair o eleitorado negro e latino.

O anúncio inesperado ontem à noite do encontro entre Peña Nieto e Trump gerou uma onda de críticas e brincadeiras sobre ambos nas redes sociais e também comentários de figuras, como o historiador Enrique Krauze e o ator Gael García Bernal, que acusou Peña Nieto de "traidor".

A chefe de campanha de Donald Trump, Kellyanne Conway, disse ao canal "NBC" que o candidato procura projetar uma imagem "presidencial" na reunião com Peña Nieto, com quem falará de imigração, comércio e emprego.

Já o candidato à vice-presidência, Mike Pence, detalhou a "CNN" que Trump pretende inaugurar hoje "o início de uma conversa", que será seguida de "negociações" sobre diversos problemas caso vença as eleições de novembro.