Topo

Primeiro-ministro chinês chega a Cuba para fortalecer laços bilaterais

24/09/2016 17h27

Havana, 24 set (EFE).- O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, chegou neste sábado a Cuba em uma visita oficial, durante a qual se reunirá com o presidente Raúl Castro com a intenção de fortalecer a cooperação econômica, os laços bilaterais e a confiança mútua.

Li aterrissou na capital Havana por volta das 13h25 locais (14h25 de Brasília), onde foi recebido pelo primeiro vice-presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

Um dos propósitos da viagem ao país caribenho é "injetar uma nova dinâmica nas relações binacionais", afirmou o dirigente chinês um em artigo publicado hoje na imprensa oficial cubana.

Além disso, Li disse que tanto a China como Cuba "se encontram em uma etapa chave de desenvolvimento" e acrescentou que seu governo está disposto a "trabalhar com a parte cubana para fortalecer o intercâmbio de alto nível", "intensificar a confiança política mútua" e seguir oferecendo apoio em temas de interesse.

O primeiro-ministro chinês chegou à nação caribenha após participar da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York e de uma visita ao Canadá.

Sua estadia em Cuba se estenderá até a próxima segunda-feira e, como parte de seu programa oficial, espera-se que seja recebido ainda hoje na sede do governo cubano por Raúl Castro.

Cuba e China mantêm relações muito próximas, nas quais o país asiático figura como o segundo maior parceiro comercial da ilha, com intercâmbios comerciais de US$ 1,596 bilhão nos primeiros nove meses de 2015, o que representa um crescimento de quase 57% em relação a 2014, de acordo com dados oficiais.

A chegada de Li ocorre em uma semana de intensa atividade bilateral para o governo cubano, que nos últimos dias também recebeu na ilha o presidente do Irã, Hassan Rohani, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.