Pesquisas dão maioria ao PP na Galícia e vitória curta ao PNV no País Basco

Madri, 25 set (EFE).- As primeiras pesquisas após o fechamento das seções eleitorais indicam uma maioria absoluta para o conservador Partido Popular (PP) nas eleições realizadas neste domingo na região autônoma da Galícia, na Espanha, e uma vitória apertada para os nacionalistas do PNV no pleito do País Basco.

Se forem confirmados esses resultados, os dois partidos que atualmente governam essas duas comunidades autônomas espanholas seguiriam no poder, o PP sozinho na Galícia e o PNV com uma coligação parlamentar no País Basco.

Segundo a pesquisa da emissora de televisão regional da Galícia, a "TVG", o atual presidente do Executivo regional, Alberto Núñez Feijóo, venceria hoje com uma nova maioria absoluta, com entre 38 e 41 deputados autônomos em uma câmara de 75 cadeiras.

Já em relação ao País Basco, a emissora pública regional "ETB" prevê o triunfo do PNV com entre 27 e 30 deputados em uma câmara que também conta com 75 cadeiras.

Caso se confirme esse resultado, o PNV teria que somar o apoio de outro grupo para que o atual presidente (lehendakari), Íñigo Urkullu, continue à frente do governo basco.

Cerca de 2,7 milhões de galegos e 1,7 milhões de bascos estavam aptos a votar hoje nas eleições para renovar seus parlamentos regionais.

No entanto, os resultados nessas duas comunidades históricas podem ter influência na situação política da Espanha, que não tem um governo com competências plenas há nove meses.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos