EUA comunicam Bolívia sobre adolescente que planejava assassinar Morales

  • Eduardo Munoz/Reuters

La Paz, 3 dez (EFE).- Uma jovem de 17 anos entrou em contato com a equipe diplomática norte-americana para dizer que tinha a intenção de promover um atentado contra o presidente da Bolívia, Evo Morales, informou a embaixada dos Estados Unidos em La Paz ao Ministério do Governo da Bolívia e à polícia local. 

O ministro Carlos Romero afirmou, em entrevista coletiva na cidade de Santa Cruz, no leste do país, que agentes já estão investigando o caso. O grau de risco e a seriedade da ameaça ainda serão determinados pelas autoridades do país.

"Consideramos grave sequer mencionar a pretensão de assassinar o presidente Evo Morales", afirmou.

A embaixada dos EUA, por meio do encarregado de segurança, repassou as informações às autoridades da Bolívia, seguindo o protocolo habitual, disse Romero.

A jovem de 17 anos, cujos pais vivem em La Paz e Cochabamba, teria entrado em contato com a representação diplomática americana pelo Facebook, dito que tinha condições de matar o presidente do país e pedido proteção para si e para sua família.

A adolescente teria sido encorajada pelas conturbadas relações diplomáticas entre La Paz e Washington desde que Morales chegou ao poder. 

A Bolívia expulsou o embaixador dos EUA em La Paz, Philip Goldberg, em 2008, após acusá-lo de tentar desestabilizar o país e de conspirar, A denúncia foi negada pelo governo americano, que respondeu retirando de Washington o embaixador Gustavo Gúzman.

O ministro não citou o nome da jovem que fez a ameaça, mas revelou que a polícia investiga se outra pessoa teria usado o perfil dela no Facebook para enviar as mensagens. Ainda não há informação sobre prisões ligadas à ameaça.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos