Topo

Obama promete mais medidas contra Rússia, algumas delas secretas

29/12/2016 18h54

Washington, 29 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu nesta quinta-feira mais medidas contra a Rússia, algumas delas secretas, após ordenar sanções contra Moscou e a expulsão de 35 diplomatas russos.

"Essas ações não são a soma total de nossa resposta às atividades agressivas da Rússia", afirmou Obama em uma declaração divulgada pela Casa Branca.

Obama autorizou essas ações em resposta aos ataques cibernéticos que os Estados Unidos atribuíram a esse país durante a última campanha das eleições presidenciais e ao assédio dos diplomatas americanos em território russo.

No entanto, o presidente advertiu que os Estados Unidos empreenderão mais ações contra a Rússia, apesar de não ter dado detalhes.

"Continuaremos adotando uma série de ações no momento e no lugar que decidirmos, algumas das quais não se tornarão públicas", ressaltou.

"Além de responsabilizar a Rússia pelo que fez, os EUA e seus amigos e aliados no mundo todo devem trabalhar para opor-se aos esforços da Rússia para minar as normas internacionais de comportamento estabelecidas e interferir com a governança democrática", completou.

Obama acrescentou que seu governo entregará ao Congresso nos próximos dias um relatório sobre "os esforços da Rússia para interferir" nas eleições, assim como sobre sua "atividade cibernética maliciosa" relacionada com pleitos anteriores.

As agências de inteligência americanas apontam que a Rússia interferiu na campanha dos pleitos presidenciais de 8 de novembro com ataques informáticos contra o Partido Democrata e a campanha da candidata Hillary Clinton para ajudar na eleição do republicano Donald Trump.

Trump, que expressou divergências com as conclusões dos serviços secretos de seu país, insinuou que quer uma mudança de rumo nas atuais tensas relações que mantêm Washington e Moscou.