Topo

Mediador de ONU inicia consultas com oposição síria em nova rodada de diálogo

24/02/2017 13h14

Genebra, 24 fev (EFE).- O mediador da ONU para o conflito da Síria, Staffan de Mistura, iniciou nesta sexta-feira as primeiras consultas formais com a delegação de oposição, composta por representantes de diversas facções políticas e grupos militares que combatem o regime do presidente do país, Bashar al Assad.

A delegação é presidida por Nasser Hariri, novo chefe da Comissão Suprema das Negociações (CSN), uma coalizão de grupos opositores na Síria e no exílio. Ele estava acompanhado de Mohammed Sabra, chefe de negociação, e de vários delegados e assessores.

Ontem, De Mistura presidiu um ato simbólico no qual deu boas-vindas às duas delegações. O grupo do governo é liderado pelo embaixador da Síria na ONU, Bashar al Jaafari. Também participaram os embaixadores de cerca de 20 países que têm influência ou são afetados pelo conflito na Síria.

O enviado especial reconheceu que existem problemas relacionados com a delegação da oposição, onde surgiram divisões internas. Anteriormente, a composição dessa delegação também causou problemas e atrasou as negociações, sobretudo pela presença de representantes de grupos rebeldes que o governo considera como terroristas e com quem não aceita dialogar.

Pela manhã, De Mistura recebeu a delegação do governo sírio na primeira reunião. O encontro focou exclusivamente nas questões do formato que o diálogo terá, disse Jaafari depois da reunião.

Os negociadores ainda debatem a composição e o tamanho das delegações nas negociações, assim como a forma como a comunicação ocorrerá: diretamente, em uma mesma mesa de trabalho, ou indiretamente, em salas separadas e com De Mistura de emissário.