Trump promete que construção de muro com México começará antes do previsto

National Harbor (EUA), 24 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou nesta sexta-feira que a construção do muro na fronteira com o México vai começar "antes do previsto", e defendeu seu plano de aumentar o rigor do controle migratório para expulsar do país as "pessoas más".

"Vamos construir o muro, não se preocupem. De fato, começaremos em breve, antes do previsto", ressaltou Trump em seu discurso na Conferência Anual de Ação Política Conservadora (CPAC), o principal encontro do conservadorismo nos EUA.

"Vamos empreender uma ação rápida e contundente para garantir a segurança na fronteira sul dos Estados Unidos e para começar a construção de um grande, grande muro fronteiriço", insistiu o presidente, ao ressaltar sua intenção de deter "o fluxo de imigração ilegal".

Trump indicou, sem apresentar detalhes, que "os agentes de imigração estão encontrando membros de organizações do crime, traficantes de drogas e criminosos estrangeiros e estão botando eles para fora do país".

"Não deixaremos que eles voltem. Não vão retornar. E se o fizerem, vão se deparar com problemas maiores do que jamais sonharam", acrescentou o multimilionário nova-iorquino.

Trump quer começar a construção do muro com o México nos enclaves fronteiriços de El Paso (Texas), Tucson (Arizona) e El Centro (Califórnia) e pagá-lo com dinheiro aprovado pelo Congresso, informou o governo na última terça-feira.

O muro na fronteira foi uma das promessas principais que levaram Donald Trump à Casa Branca. O magnata assegurou que o custo da obra será assumido pelo México, mas o Congresso adiantou o dinheiro.

O custo estimado do muro fronteiriço foi crescendo progressivamente desde os cerca de US$ 8 bilhões estimados inicialmente por Trump, até US$ 21,6 bilhões, segundo os últimos cálculos do Departamento de Segurança Nacional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos