Topo

Facebook deleta página do partido nacionalista palestino Fatah

28/02/2017 15h18

Ramala, 28 fev (EFE).- A rede social Facebook deletou temporariamente a página oficial do movimento nacionalista palestino Fatah, liderado pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, informou à Agência Efe um porta-voz do grupo.

"Os gerentes do Facebook nos disseram que recolocarão a página no ar nas próximas horas", disse Munir al Yagub, porta-voz do Fatah.

A publicação de uma foto na qual aparece o histórico líder palestino e fundador da Fatah, Yasser Arafat, segurando um fuzil pode ter motivado a decisão do Facebook.

O fuzil pertenceria a um soldado israelense que foi detido por membros do Fatah durante a intervenção militar de Israel no Líbano em 1982. Na época, a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), que constitui o núcleo do Fatah, foi expulsa do país.

Yagub explicou que a decisão de bloquear a conta também pode ter sido influenciada por uma fotografia na qual aparece um jovem palestino com a cara coberta por um capuz e uma fita com a insígnia do Fatah, enquanto segura uma pedra na mão.

Outras 12 contas de líderes do partido político foram bloqueadas por 30 dias, informou o jornal "Jerusalem Post".

Desde que o Facebook mudou suas políticas sobre violência e conteúdos de ódio, dezenas de contas foram deletadas.