Topo

Primeiros resultados oficiais confirmam vitória de conservador na Bulgária

26/03/2017 20h26

Sófia, 27 mar (EFE).- Os primeiros resultados oficiais das eleições antecipadas deste domingo na Bulgária confirmam o triunfo do partido conservador e popular GERB do ex-primeiro-ministro Boyko Borissov, informou a Comissão Central Eleitoral.

Após a apuração de 25,91% das cédulas, o GERB obtém 33,09% dos votos, contra 27,23% de do principal rival, o opositor Partido Socialista Búlgaro (BSP) de Kornelia Ninova.

Em terceiro lugar fica a Aliança Patriotas Unidos, integrada por três formações ultranacionalistas, com 9,6% dos sufrágios, seguida do Movimento de Direitos e Liberdades, o partido da minoria turca, que consegue 6,94%. Com 4,29% também entra no parlamento o novo partido Volya, do polêmico empresário Veselin Mareshki, conhecido por suas farmácias e postos de gasolina baratos.

Por enquanto, o resultado parcial confirma o panorama indicado pelas pesquisas de boca de urna após o fechamento dos colégios eleitorais.

Dado que os socialistas rejeitam se aliar ao GERB, Borissov, que desencadeou a antecipação deste pleito ao renunciar em novembro, vai enfrentar agora uma difícil formação de governo, pois vai precisar conseguir o apoio de pelo menos outros dois partidos.