Trump quer que Reino Unido siga como "forte líder" na Europa

Washington, 29 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quer que o Reino Unido siga como um "forte líder" dentro da Europa, segundo disse nesta quarta-feira seu porta-voz, Sean Spicer, sobre o começo da contagem regressiva para a saída desse país da União Europeia (UE).

"Queremos que o Reino Unido siga sendo um forte líder na Europa", comentou o porta-voz da Casa Branca em sua entrevista coletiva diária.

O Reino Unido ativou hoje o processo de dois anos para negociar com Bruxelas as condições de saída da UE, fruto da vitória do "Brexit" no referendo realizado em junho.

Spicer lembrou que, como candidato presidencial republicano no ano passado, Trump foi "um líder" nos esforços a favor do "Brexit".

Já como presidente eleito, em janeiro, Trump qualificou de "inteligente" a decisão dos britânicos de deixar a UE.

Pouco depois, uma semana após assumir a presidência, o republicano recebeu na Casa Branca a primeira-ministra britânica, Theresa May, a quem afirmou: "Acho que o 'Brexit' será algo maravilhoso para seu país".

May notificou hoje à UE o início do processo de saída do Reino Unido do bloco mediante uma carta entregue ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que a recebeu com "tristeza" e com a certeza de que as negociações seguirão de maneira "ordenada".

A líder conservadora confirmou ao parlamento que o Reino Unido invocou o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que inicia os dois anos de negociações formais sobre os termos do "divórcio" britânico, que será consumado, se não houver uma extensão das conversas, em 29 de março de 2019.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos