Ex-presidente Bush pode receber alta neste final de semana

Houston (EUA), 25 abr (EFE).- O ex-presidente dos Estados Unidos, George Bush (1989-1993), pode receber alta neste final de semana de um hospital de Houston depois de ter sido internado no último dia 14 de abril por uma leve pneumonia, informou nesta terça-feira seu porta-voz.

Em um boletim sobre o estado do ex-governante no Hospital Metodista de Houston, o médico Clint Doerr, especialista em pneumologia dessa clínica, declarou que, apesar de Bush estar recuperado da pneumonia que motivou sua internação, continua recebendo tratamento pelos efeitos de sua bronquite crônica.

"A via respiratória (do ex-presidente) tem uma inflamação constante que pode agravar os sintomas da pneumonia", detalhou o especialista, que antecipou, no entanto, que sua intenção é liberá-lo para voltar para casa no final de semana.

O pneumologista indicou, além disso, que uma vez que Bush, de 92 anos, esteja em casa, receberá tratamentos respiratórios "agressivos" para ajudar a minimizar os efeitos da bronquite crônica.

O 41º presidente dos Estados Unidos foi internado neste hospital de Houston no dia 14 de abril por um caso "leve" de pneumonia resultante de uma tosse "persistente" que não lhe permitia descansar de maneira adequada.

Esta é a segunda vez neste ano que o ex-governante foi internado neste centro médico por culpa de complicações respiratórias.

No último dia 14 de janeiro, Bush foi levado para o centro médico devido a problemas para respirar e sua situação piorou até o ponto de precisar ser sedado para passar por um procedimento na semana seguinte para "proteger e limpar suas vias respiratórias".

Nessa ocasião, Bush pai recebeu alta em 30 de janeiro após passar 16 dias no mesmo Hospital Metodista de Houston.

Embora em seu 90º aniversário George H. W. Bush tenha saltado de paraquedas para demonstrar sua vitalidade, o ex-presidente foi hospitalizado em diversas ocasiões durante os últimos anos por diferentes motivos.

Em julho de 2015, por exemplo, rompeu uma vértebra do pescoço em uma queda e em 2012 passou as férias natalinas no mesmo centro hospitalar, afetado por uma bronquite e uma infeção virótica que o mantiveram internado um mês e meio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos