UE pede mais ambição após May detalhar proposta para cidadãos após "Brexit"

Bruxelas, 26 jun (EFE).- O negociador-chefe da União Europeia para o "Brexit", Michel Barnier, pediu "mais ambição" à proposta sobre o futuro dos cidadãos europeus no Reino Unido uma vez o país deixe a UE, que nesta segunda-feira foi detalhado pela primeira-ministra britânica, Theresa May.

"Necessitamos de mais ambição, clareza e garantias do que o que foi detalhado hoje sobre a posição do Reino Unido", apontou Barnier na sua conta da rede social Twitter.

Barnier indicou que o objetivo da União para os direitos dos cidadãos é alcançar "o mesmo nível de proteção que sob a lei da UE".

O Governo britânico publicou hoje um documento de 24 páginas no qual detalha sua proposta sobre o futuro status legal dos cidadãos comunitários no Reino Unido e dos britânicos no resto da União Europeia.

Por sua vez, May falou no Parlamento britânico sobre a proposta e afirmou que nenhum cidadão da União que já estiver residindo legalmente no Reino Unido deverá ir embora uma vez o país deixe o bloco comunitário.

May afirmou que os europeus com cinco anos de residência no Reino Unido serão tratados "como se fossem cidadãos britânicos" quanto à assistência sanitária, educação, prestações sociais e pensões.

Na quinta-feira, May avançou alguns pontos durante a cúpula de líderes comunitários em Bruxelas e, ainda que alguns tenham considerado a iniciativa insuficiente, pediu cautela.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos