Macri se reunirá com May para reforçar laços sem esquecer Malvinas

Buenos Aires, 4 jul (EFE). - O presidente da Argentina, Mauricio Macri, terá um encontro em Hamburgo, na Alemanha, com a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, para reforçar a cooperação e o trabalho conjunto, mas mantendo a "diferença" entre ambos os países por conta da disputa de soberania sobre as Ilhas Malvinas, informou o governo argentino nesta terça-feira.

"Vamos trabalhar para tentar reestabelecer a relação com o Reino Unido para que independentemente da diferença que temos no tema das Ilhas Malvinas possamos aproveitar para estreitar laços de cooperação, investimento e trabalho em conjunto", disse o chefe de gabinete de Ministros, Marcos Peña.

Macri viajará à Alemanha amanhã para participar da Cúpula do G20, que acontecerá entre quinta e sábado, em Hamburgo, e usará a ocasião também para ter reuniões - em datas ainda a serem determinadas - com Mai e outros líderes, como o presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong.

"Acreditamos que isso é parte do que ocorre nas reuniões do G20, onde se aproveita para ter reuniões bilaterais", acrescentou Peña, em coletiva de imprensa em Buenos Aires, após uma longa reunião entre membros do gabinete nacional e de diversas províncias.

Com a chegada de Macri à presidência argentina em dezembro de 2015, a Argentina e o Reino Unido mostraram vontade de iniciar um novo clima, após 12 anos de relações tumultuadas, durante a gestão dos Kirchners.

A última vez que Macri e Mai se encontraram foi em setembro, durante um almoço oferecido pelo então secretário geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki Moon, aos chefes de Estado que participavam da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Os dois trocaram algumas palavras sobre as Ilhas Malvinas, que se encontram sob domínio do Reino Unido desde 1833, mas são reivindicadas pela Argentina.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos