Exército indiano mata três insurgentes na Caxemira

Nova Délhi, 10 jul (EFE).- O Exército indiano informou nesta segunda-feira que matou três insurgentes na Caxemira indiana quando tentavam atravessar a Linha de Controle (LoC, fronteira de fato que separa a Índia e Paquistão na região) e criticou o respaldo das tropas paquistanesas "com fogo de supressão".

A operação começou na noite de ontem no setor Nowgam, no norte da Caxemira indiana, e se prolongou até hoje com a morte de três insurgentes respaldos por "fogo de supressão" das tropas paquistanesas, afirmou à Agência Efe uma fonte oficial do Exército indiano.

"O Exército indiano frustrou uma tentativa de infiltração de intrusos armados", sentenciou a fonte, acrescentado que foram recuperados os três corpos do local onde ocorreu o ataque, além de rifles, munição e granadas.

A informação chega depois que o Exército paquistanês anunciou hoje que no domingo destruiu dois postos militares indianos na LoC, onde matou quatro soldados deste país após a morte de cinco civis no seu lado fronteiriço, informações que a Índia não confirmou.

Paquistão e Índia se acusaram mutuamente ao longo do fim-de-semana da morte de vários civis na LoC em meio a um aumento das acusações que coincidiram com o primeiro aniversário, no sábado, da morte de um jovem insurgente da Caxemira que provocou meses de protestos.

O Exército paquistanês indicou hoje que os cidadãos da Caxemira celebraram no mundo todo o aniversário da morte do herói "Burhan Wani" e protestaram contra as "atrocidades" da Índia nessa região que ambas as nações disputam; uma postura que a Índia lamentou.

A Caxemira é alvo de litígio entre Paquistão e Índia desde a repartição do subcontinente indiano em 1947, após o fim do domínio do Império Britânico.

As Nações Unidas ditaram várias resoluções para encontrar uma solução ao conflito em uma região que tanto Nova Délhi como Islamabad exigem na sua totalidade e pela qual livraram duas guerras e vários conflitos menores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos