Topo

Governo venezuelano comemora aniversário de Hugo Chávez, falecido em 2013

28/07/2017 18h35

Caracas, 28 jul (EFE).- O governo venezuelano e simpatizantes do ex-presidente Hugo Chávez (1999-2013) participaram nesta sexta-feira de vários atos transmitidos pela emissora estatal "VTV" para comemorar a data em que o líder socialista completaria 63 anos.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, liderou as comemorações em Caracas, onde entregou a casa 1.700.000 da chamada Missão Moradia, um programa governamental criado por Chávez para dar casas a pessoas de baixa renda.

"Teus filhos comemoram teus 63 anos de vida, lutando pela Pátria de Bolívar que nos ensinou a amar", escreveu o Maduro em sua conta no Twitter, onde também considerou que continuar construindo casas é "o melhor presente" que pode dar a Chávez.

Chávez também recebeu homenagens no chamado Quartel da Montanha, o mausoléu onde repousam os restos do líder.

Durante todo o dia a "VTV" mostrou várias mensagens que dirigentes chavistas publicaram nas redes sociais para desejar "Feliz Aniversário ao Comandante Eterno" e exibiu vídeos sobre o governo do ex-presidente, que ficou no cargo durante 14 anos.

Chávez morreu 5 de março de 2013 depois de lutar durante quase dois anos contra um câncer.

Um mês depois, Maduro foi eleito presidente e desde então se assumiu como seu filho e herdeiro político e se comprometeu a defender o legado de quem instaurou o chamado socialismo do século XXI mediante uma "revolução bolivariana".