Netanyahu classifica viagem à América Latina como "grande passo"

Jerusalém, 6 set (EFE).- A primeira viagem de um chefe de Governo de Israel à América Latina "é um grande passo" para o país e suas relações com o restante do mundo, destacou nesta quarta-feira o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, quem começará uma rápida excursão latino-americana no dia 11 de setembro.

"A América Latina é um bloco de países gigantescos que ainda não visitamos", disse Netanyahu em uma celebração pelo Ano Novo judeu (Rosh Hashaná) durante a qual comemorou o bom rumo do país no estabelecimento e consolidação de laços diplomáticos.

Entre 11 e 15 de setembro, Netanyahu passará por Argentina, Colômbia e México. Nesse período, também terá uma reunião com o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, em Buenos Aires.

Após essa viagem, Netanyahu irá aos Estados Unidos, onde se reunirá com o presidente americano, Donald Trump, e participará da Assembleia Geral da ONU em Nova York, na qual pronunciará um discurso no dia 18.

Netanyahu, que também ocupa a liderança do Ministério de Relações Exteriores de Israel, aproveitou a sua viagem à América Latina para apontar que as relações de seu país com o mundo estão melhorando gradualmente.

"A intenção era que se pactuássemos (a paz) com os palestinos, algo que queríamos e queremos, o mundo se abriria a nós. Não há dúvidas que ajudará, mas o mundo se abriu inclusive sem isso", disse Netanyahu sem menosprezar "a importância" da diplomacia "e a normalização" de relações.

Na opinião de Netanyahu, esta atmosfera favorável se deve a duas questões: "cultivar como política a força econômico-tecnológica e cultivar a força da inteligência militar, uma combinação que dá força diplomática".

Netanyahu apontou que a aliança de Israel com EUA e Canadá é "mais forte que nunca", comemorou os vínculos estabelecidos com Europa, África e Ásia, estes dois últimos reforçados recentemente, e destacou os avanços em andamento com países muçulmanos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos