Topo

Chavismo vence em 17 dos 23 estados venezuelanos, segundo resultados oficiais

16/10/2017 01h36

Caracas, 16 out (EFE).- O governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) venceu em 17 dos 23 estados do país nas eleições para governadores realizadas neste domingo, segundo os resultados oficiais anunciados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

De acordo com o CNE, os candidatos da oposição venceram em cinco estados, enquanto que os resultados do estado de Bolívar ainda não foram divulgados devido à diferença apertada de votos entre os dois adversários.

O PSUV conseguiu ganhar da oposição o estado de Miranda (centro-norte) governado pelo duas vezes candidato à presidência do país Henrique Capriles, e os estados de Lara (oeste) e Amazonas (sul).

Com 95,8% das urnas apuradas, a presidente do CNE, Tibisay Lucena, disse que os resultados são "irreversíveis", explicando que nestas eleições houve uma participação de 61,14% do censo eleitoral.

O PSUV vai continuar governando os estados de Apure, Aragua, Barinas, Carabobo, Cojedes, Delta Amacuro, Falcón, Guárico, Monagas, Portuguesa, Sucre, Trujillo, Vargas e Yaracuy.

A oposição por sua vez ganhou em Anzoátegui, Mérida, Nueva Esparta, Táchira e Zulia.

A coalizão de partidos opositores Mesa da Unidade Democrática (MUD) tinha antecipado minutos antes do anúncio oficial da CNE que os números com que seus operadores eleitorais trabalham eram "muito diferentes" dos que o órgão eleitoral ia divulgar.

Para a oposição, o CNE tinha tido um comportamento suspeito e diferente do registrado em outras eleições.

Neste domingo, a oposição venezuelana e o chavismo mediram forças nos 23 governos do país, em eleições para as quais foram convocados pouco mais de 18 milhões de eleitores.