Topo

Iraque expressa seu apoio à unidade e à soberania da Espanha

29/10/2017 07h37

Bagdá, 29 out (EFE).- O governo do Iraque expressou neste domingo seu apoio à unidade e à soberania da Espanha perante "qualquer desafio contra seus valores democráticos", como considera que representou o anúncio unilateral de independência da Catalunha.

A declaração de independência "pode pôr a segurança e a convivência pacífica na Espanha em perigo, e pode minar a democracia", advertiu o Ministério de Relações Exteriores iraquiano em comunicado.

O ministério iraquiano lamentou esta decisão e fez um apelo ao "autocontrole" das autoridades catalãs e para que se comprometam a submeter-se à Constituição espanhola.

O Iraque está imerso neste momento em uma crise territorial devido ao referendo de independência realizado no último dia 25 de setembro pela região autônoma do Curdistão, no norte do país, que foi considerado ilegal por Bagdá.

Em resposta ao referendo, as autoridades de Bagdá lançaram uma operação militar para arrebatar do exército curdo os territórios que ocupou em 2014 aproveitando o retrocesso das forças iraquianas perante a irrupção do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Desde a sexta-feira passada, as autoridades curdas e iraquianas estão negociando uma trégua para pôr fim às hostilidades.