Mugabe fará pronunciamento em rede nacional ao Zimbábue
O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, fará neste domingo (19) um pronunciamento à nação, horas depois de ter sido destituído como líder do seu partido e o primeiro depois que os militares tomaram o controle do país, anunciou a televisão nacional "ZBC".
As unidades móveis da "ZBC" se encontram na sede da Presidência, onde o chefe de Estado e os altos comandantes das Forças Armadas se reuniram hoje.
Embora não tenha sido anunciado um horário, a mensagem chegará em um dia marcado pelo ultimato enviado pela União Nacional Africana de Zimbábue-Frente Patriótica (Zanu-PF), partido fundado por Mugabe, para que o presidente renuncie antes desta segunda-feira (20) ou então será impulsionada uma moção de censura no Parlamento.
A Zanu-PF o destituiu como número do partido e nomeou no seu lugar o ex-vice-presidente Emmerson Mnangagwa, além de nomear este último como candidato para as eleições presidenciais de 2018.
Também foram expulsos do partido a primeira-dama, Grace Mugabe, e vários dos seus aliados políticos, entre eles vários ministros.
Apesar da tensão política, as ruas do país se mantêm em relativa calma e os zimbabuanos se manifestaram maciçamente neste sábado para pedir a renúncia de Mugabe.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.