Topo

Mugabe fará pronunciamento em rede nacional ao Zimbábue

O presidente Robert Mugabe, em foto de 8 de novembro deste ano - Jekesai Njikizana/AFP
O presidente Robert Mugabe, em foto de 8 de novembro deste ano Imagem: Jekesai Njikizana/AFP

19/11/2017 15h59

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, fará neste domingo (19) um pronunciamento à nação, horas depois de ter sido destituído como líder do seu partido e o primeiro depois que os militares tomaram o controle do país, anunciou a televisão nacional "ZBC".

As unidades móveis da "ZBC" se encontram na sede da Presidência, onde o chefe de Estado e os altos comandantes das Forças Armadas se reuniram hoje.

Embora não tenha sido anunciado um horário, a mensagem chegará em um dia marcado pelo ultimato enviado pela União Nacional Africana de Zimbábue-Frente Patriótica (Zanu-PF), partido fundado por Mugabe, para que o presidente renuncie antes desta segunda-feira (20) ou então será impulsionada uma moção de censura no Parlamento.

A Zanu-PF o destituiu como número do partido e nomeou no seu lugar o ex-vice-presidente Emmerson Mnangagwa, além de nomear este último como candidato para as eleições presidenciais de 2018.

Mugabe é destituído de seu próprio partido e tem ultimato para renunciar

AFP

Também foram expulsos do partido a primeira-dama, Grace Mugabe, e vários dos seus aliados políticos, entre eles vários ministros.

Apesar da tensão política, as ruas do país se mantêm em relativa calma e os zimbabuanos se manifestaram maciçamente neste sábado para pedir a renúncia de Mugabe.