Topo

Puigdemont e ex-conselheiros catalães darão coletiva hoje na Bélgica

21/12/2017 16h26

Bruxelas, 21 dez (EFE).- O ex-presidente catalão e os quatro ex-conselheiros que estão atualmente na Bélgica darão uma entrevista coletiva nesta quinta-feira às 21h GMT (19h de Brasília), duas horas depois do fechamento dos colégios eleitorais na Catalunha.

Puigdemont, Clara Ponsatí, Lluís Puig, Meritxell Serret e Toni Comín acompanharão juntos a noite eleitoral no Square-Brussels Meeting Centre, apesar de os três primeiros serem candidatos da coligação JxCat (Junts per Catalunya) e os dois últimos do partido ERC (republicanos independentistas de esquerda).

Fontes do entorno de Puigdemont afirmaram à Agência Efe que alguns membros da lista da JxCat viajaram até Bruxelas para acompanhar Puigdemont e os ex-conselheiros, mas não informaram seus nomes.

O Square-Brussels Meeting Centre é um palco habitual de congressos e conferências onde costuma acontecer a reunião de líderes socialistas da União Europeia, antes de cada Conselho Europeu de chefes de Estado e de governo do bloco.

Os cinco ex-membros do governo catalão destituído, que foram afastados com a aplicação do artigo 155 da Constituição após a realização de um referendo e a declaração unilateral de independência, já não são alvos de um mandato de busca europeu há duas semanas, mas decidiram permanecer na Bélgica pelo temor de serem presos quando voltarem à Espanha.

Todos eles são acusados dos crimes de insurreição, rebelião, prevaricação e malversação, alguns deles sem equivalente na Bélgica. EFE

lmi/rsd