Aviação israelense bombardeia posição do Hamas em Gaza

Jerusalém, 30 dez (EFE).- O Exército israelense informou que a aviação do país bombardeou neste sábado uma posição do Hamas na Faixa de Gaza após o lançamento de foguetes ontem por parte do grupo palestino, que de acordo com a instituição foram facilitados pelo Irã, e alertou sobre uma escalada do conflito.

"Em resposta aos foguetes lançados ontem nos conselhos regionais Saar HaNeguev e Sdot Negev, nesta tarde os aviões do Exército israelense atingiram um posto de observação pertencente à organização terrorista Hamas no sul da Faixa", declarou em comunicado.

Ontem, as milícias palestinas lançaram três projéteis, dois interceptados pelo sistema antimísseis Cúpula de Ferro, perante os quais o Exército respondeu seguidamente com um bombardeio sobre duas posições do Hamas, grupo que responsabiliza por toda agressão.

O ministro de Defesa israelense, Avigdor Lieberman, disse hoje que o Irã facilitou os mísseis utilizados ontem, embora não pôde precisar a facção palestina responsável por seu lançamento para território israelense. Um dos mísseis caiu em um edifício de Shaar Negev.

"O grave incidente de sexta-feira prova uma vez mais que o Irã, através das organizações radicais, criminosas e terroristas, está operando para deteriorar a situação, pondo em risco os residentes da Faixa de Gaza, o que acarretaria em uma escalada da tensão depois de anos de calma", indicou a nota militar que informou sobre o bombardeio de hoje.

Desde que no dia 6 de dezembro o presidente dos EUA, Donald Trump, reconheceu Jerusalém como capital de Israel, as milícias palestinas intensificaram o lançamento de projéteis, e perante isto Israel sempre responde com bombardeios de represália.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos