Topo

Claro favorito, Putin vota nas eleições presidenciais russas

Presidente russo, Vladimir Putin, deposita seu voto em seção eleitoral em Moscou - Sergei Chirkov/Pool via Reuters
Presidente russo, Vladimir Putin, deposita seu voto em seção eleitoral em Moscou Imagem: Sergei Chirkov/Pool via Reuters

Em Moscou

18/03/2018 05h04

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, votou neste domingo em Moscou nas eleições presidenciais em que ele é o claro favorito a ser reeleito para comandar o país durante outro mandato de seis anos.

Ao ser perguntado pelos jornalistas pelo resultado que gostaria de obter das urnas, Putin respondeu que se conformará com "qualquer (percentual) que lhe dê o direito de ser presidente".

Assim como fez em todas as eleições desde que chegou ao poder no ano 2000, o chefe do Kremlin escolheu a seção eleitoral aberta na sede da Academia das Ciências da Rússia, na transitada Avenida Lenin de Moscou, para depositar seu voto.

O horário que o político escolheu para votar, no entanto, é uma novidade, já que ele o fez pela tarde em outras ocasiões.

"Tenho muitas reuniões de trabalho hoje", explicou o presidente.

Cerca de 110 milhões de russos estão convocados a votar neste domingo para escolher seu líder para os próximos seis anos.

De acordo com as pesquisas, o Putin terá perto de 70% dos votos, um resultado histórico para o chefe do Kremlin que, ao invés de sofrer um desgaste, vem ganhando apoio em todo o país apesar de seus 18 anos no poder.

Eleito pela primeira vez em 2000, Putin foi reeleito em 2004 e 2012, com um parêntese de quatro anos como primeiro-ministro (2008-2012), ao qual se viu forçado para cumprir com a Constituição russa, que proíbe mais de dois mandatos consecutivos na presidência.

Em segundo lugar em intenções de voto aparece o candidato comunista, o milionário stalinista Pavel Grudinin, com 7%, seguido pelo veterano líder ultranacionalista, Vladimir Zhirinovski, com 6%.

Os primeiros resultados oficiais da jornada eleitoral serão divulgados após o fechamento das seções no território de Kaliningrado, às 18h GMT (15h em Brasília).