Topo

Novo presidente cubano recebe Evo Morales em Havana

23/04/2018 14h14

Havana, 23 abr (EFE).- O novo presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, se reuniu nesta segunda-feira com seu colega boliviano, Evo Morales, que realiza uma visita a Havana para ratificar a aliança entre ambos países na nova etapa do Governo na ilha.

Depois da visita do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, no sábado, Morales é o segundo chefe de estado a desembarcar na maior das Antilhas após a designação de Díaz-Canel em 19 de abril.

Da mesma forma que seu parceiro venezuelano, Morales foi recebido pelo novo presidente no Palácio da Revolução de Havana, após realizar a tradicional oferenda floral perante o monumento ao herói cubano José Martí.

Em declarações aos veículos de imprensa oficiais, o presidente boliviano explicou que o propósito de sua visita é tratar com Díaz-Canela a nova agenda bilateral para que "siga com o legado de Fidel Castro", assim como abordar temas comerciais e de integração regional.

Evo Morales disse que sua visita é também uma oportunidade para retomar a agenda da Aliança Bolivariana para os Povos da nossa América (ALBA) e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Cuba é um dos principais parceiros da Bolívia, onde milhares de profissionais médicos da ilha prestam serviços em virtude da aliança entre ambos países.