Kim Jong-un: "Não sou o tipo de pessoa que dispara armas nucleares"

  • Korea Summit Press Pool via AP

    Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, e presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, em encontro histórico

    Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, e presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, em encontro histórico

Seul, 29 abr (EFE).- O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, afirmou que não é "o tipo de pessoa que dispara armas nucleares" durante uma conversa privada com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, dentro da cúpula de sexta-feira passada, segundo informou hoje o escritório presidencial de Seul.

"Embora tenha minhas reservas com Washington, as pessoas verão que não sou o tipo de pessoa que dispara armas nucleares para a Coreia do Sul, o (Oceano) Pacífico ou os Estados Unidos", disse Kim a Moon durante a conversa.

"Se nos reuníssemos regularmente com os americanos para sedimentar a confiança e eles prometessem pôr fim à guerra e não nos invadir, para que manteríamos então um arsenal nuclear e viveríamos em condições tão difíceis?", explicou Kim a Moon, segundo detalha o escritório presidencial de Seul em comunicado.

Durante a histórica cúpula de sexta-feira passada, os dois líderes assumiram um compromisso de conseguir a "desnuclearização total" da península coreana e acertaram buscar um tratado de paz que ponha fim ao confronto entre Coreia do Norte com o Sul e os EUA por causa da Guerra da Coreia, que terminou em 1953 com um cessar-fogo, mas não com um tratado de paz.

Kim acrescentou, além disso, que não repetiria "a dolorosa história da Guerra da Coreia e que são necessárias medidas concretas para evitar qualquer confronto militar acidental".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos