Topo

Pence pede suspensão da Venezuela da OEA e chama Maduro de ditador

07/05/2018 16h29

Washington, 7 mai (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, pediu nesta segunda-feira aos países-membros da Organização de Estados Americanos (OEA) que suspendam a Venezuela por considerar que o governo de Nicolás Maduro é uma ditadura.

"Hoje pedimos aos membros desta instituição que cumpram com seu compromisso de longa data com a democracia e a liberdade, pedimos aos membros da OEA que suspendam a Venezuela", disse Pence em discurso em uma sessão extraordinária do Conselho Permanente da OEA.

Pence também pediu aos governos dos países do continente que impeçam que as autoridades da Venezuela lavem dinheiro em seus sistemas financeiro, impondo restrições nos vistos dos membros do governo de Maduro, que, segundo o vice-presidente dos EUA, deve "prestar contas por destruir a democracia" no país.

O vice-presidente americano ainda pediu que Maduro suspensa das falsas eleições presidenciais marcadas para o dia 20 de maio.

"Não haverá eleição real na Venezuela no dia 20 de maio e o mundo sabe disso. Será uma eleição falsa com um resultado falso", disse.

Pence criticou, além disso, a "obscura nuvem de tirania" que paira sobre os cidadãos de Cuba, da Venezuela e da Nicarágua.

No discurso que durou menos de 30 minutos, o vice-presidente citou as novas medidas anunciadas nesta segunda-feira pelo governo dos EUA para punir ex-integrantes do governo de Maduro.

O Departamento do Tesouro incluiu uma lista de narcotraficantes Pedro Luis Martín Olivares, ex-funcionário do Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin). Ele é acusado de lavagem de dinheiro em parceria com Hugo Carvajal, homem de confiança do ex-presidente Hugo Chávez, morto em 2013.

Antes do discurso de Pence, o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, pediu sanções à Venezuela para encerrar a "ditadura" e resgatar o povo venezuelano das mãos de Maduro.

"Pedimos sanções para acabar com uma ditadura. Sem indulgências, sem hipocrisias, sem dúvidas. (...) Se tivéssemos feito isso há três anos, teríamos poupado o povo da Venezuela de sofrer muitas dores", afirmou o ex-chanceler do Uruguai.

Pence é o primeiro vice-presidente dos EUA que discursa na OEA desde 1994, quando o democrata Al Gore (1993-2001), vice do ex-presidente Bill Clinton, fez o mesmo em 1994.