Topo

Líderes de Etiópia e Eritreia se reúnem pela 1ª vez no exterior após paz

24/07/2018 13h37

Abu Dhabi, 24 jul (EFE).- O presidente da Eritreia, Isaias Afewerki, e o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, se reuniram nesta terça-feira nos Emirados Árabes Unidos (EAU), o primeiro encontro dos líderes em um terceiro país após o início do processo de paz e a normalização das relações entre os dois Estados.

O príncipe herdeiro de Abu Dhabi, o xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan, recebeu Afewerki e Ahmed, que agradeceram aos EAU e à Arábia Saudita por "sua contribuição aos esforços para pôr fim à disputa entre os vizinhos", informou a agência oficial de notícias, "WAM".

"O reino da Arábia Saudita e os EAU não pouparam nenhum esforço para ajudar dois países a restabelecerem as boas relações pelo bem dos seus povos e de toda a região", acrescentou a "WAM", que divulgou um comunicado emitido pelos três líderes após a reunião.

Além disso, a nota ressaltou a "profunda relação que os EAU têm com Eritreia e Etiópia, e seus interesses comuns", e considerou que o acordo alcançado entre os dois países africanos no início do mês será um "catalisador para as relações positivas das quais se beneficiarão os países vizinhos e toda a região do Chifre da África".

Em sua conta oficial no Twitter, Al Nahyan destacou que "o passo firme e histórico dado pelos líderes dos dois países vizinhos para pôr fim ao conflito e abrir novos horizontes de cooperação e coordenação conjunta é um modelo que pode ser aplicado para resolver conflitos no mundo todo".