Topo

EUA anunciam que Coreia do Norte entregou restos mortais de soldados

27/07/2018 03h14

(Atualiza com número de restos mortais declaração de Trump).

Washington, 27 jul (EFE).- A Coreia do Norte entregou aos Estados Unidos, nesta sexta-feira, os restos de 55 soldados americanos mortos durante a Guerra da Coreia (1950-1953), cumprindo o que foi acordado com Kim Jong-un na Cúpula de Singapura, no mês passado.

A Casa Branca explicou em comunicado que um avião C-17 da Força Aérea americana com membros do Comando das Nações Unidas na Coreia a bordo, recolheu os restos mortais em Wonsan (Coreia do Norte).

Em outro comunicado, o Comando da ONU afirmou que a entrega foi de 55 caixas com restos dos soldados americanos mortos na guerra.

Depois o avião seguiu para a base aérea de Osan, na Coreia do Sul, onde aterrissou antes das 12h (hora local).

Em Osan, os Estados Unidos realizarão uma cerimônia oficial de repatriação, no próximo dia 1º de agosto, disse a Casa Branca.

Os EUA afirmaram que a entrega de hoje "é um primeiro passo significativo para reiniciar a repatriação dos restos mortais" da Coreia do Norte e as operações de busca de campo dos 5,3 mil soldados mortos lá.

"Hoje, Kim Jong-un cumpre parte do compromisso que assumiu com o presidente (Donald Trump) de devolver a nossos soldados mortos. Somos encorajados pelas ações da Coreia do Norte e pela mudança positiva", disse a Casa Branca, através de um comunicado.

Em sua conta no Twitter, o presidente Donald Trump agradeceu Kim Jong-un pela entrega: "Os restos dos soldados americanos deixarão em breve a Coreia do Norte rumo aos EUA. Depois de tantos anos, este será um grande momento para muitas famílias. Obrigado Kim Jong-un".

Mais de 36 mil militares americanos morreram na Guerra da Coreia e cerca de 7,7 mil desapareceram, dos quais 5,3 mil supostamente estavam ao norte do paralelo 38.

Equipes conjuntas dos EUA e Coreia do Norte recuperaram 229 corpos entre 1996 e 2005, mas Washington suspendeu o programa de busca por conta da deterioração das relações entre os dois países.

Em 2007, Pyongyang entregou outros seis corpos.

Segundo a imprensa americana, durante os próximos cinco dias em Osan, peritos farão uma análise preliminar dos restos mortais, que depois da cerimônia do dia 1º de agosto serão transferidos para um laboratório do Pentágono, no Havaí, para tentar identificá-los por testes de DNA.