Topo

Putin recebe líderes de Ossétia do Sul e Abkházia

24/08/2018 09h33

Moscou, 24 (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, recebeu nesta sexta-feira os líderes das regiões separatistas georgianas de Ossétia do Sul e Abkházia, no décimo aniversário do reconhecimento da sua independência pelo Kremlin.

"A Rússia faz todo o possível para garantir a segurança da república da Ossétia do Sul e apoiar sua economia", disse Putin durante a reunião no Kremlin com o presidente da região, Anatoli Bibilov.

Putin, que não economizou nos últimos anos ajuda financeira para reconstruir a Ossétia do Sul, destacou que, "apesar de todas as dificuldades, e as dificuldades são sempre muitas, a república se desenvolve".

De sua parte, o líder da região assegurou que as coisas mudaram muito desde a guerra russo-georgiana de agosto de 2008 pelo controle da pequena república e "agora as crianças já não morrem mais devido aos mísseis".

"Certamente, sabemos do enorme papel que tem o senhor e que vontade política mostra em tudo o que acontece na Ossétia do Sul. Muito obrigado por isso", destacou Bibilov em relação ao presidente russo.

Putin, que era primeiro-ministro quando o Kremlin reconheceu a soberania das duas repúblicas, se encontrou em seguida com o presidente da Abkházia, Raúl Jadzhimba.

"Concedemos uma grande importância à cooperação para garantir a segurança da Abkházia, tanto pela linha das Forças Armadas como pela dos serviços de fronteira", comentou Putin.

A reunião de Putin com os líderes separatistas coincidiu com a viagem da chanceler alemã à Geórgia, onde visitou esta manhã a fronteira com a Ossétia do Sul e fez uma clara defesa da integridade territoriais georgiana.