Topo

Angola e Moçambique felicitam Bolsonaro por vitória nas eleições

30/10/2018 07h37

Nairóbi, 30 out (EFE).- Os presidentes de Angola, João Lourenço, e Moçambique, Filipe Nyusi, duas das principais nações lusófonas da África, felicitaram Jair Bolsonaro pela eleição como novo presidente do Brasil.

"Sua eleição é um forte testemunho da confiança que o povo brasileiro deposita em sua visão e habilidades para liderar o Brasil", afirmou Nyusi em carta enviada a Bolsonaro, publicada pela Presidência do país africano na última hora de segunda-feira.

Por sua vez, Lourenço expressou sua "completa convicção" de que o novo líder brasileiro ajudará a impulsionar as históricas relações entre os dois países, que gozam de laços históricos, culturais e econômicos, segundo publicou a agência de notícias angolana "Angop".

Tanto Moçambique como Angola ressaltaram em suas felicitações as "excelentes relações" de amizade e cooperação e confiaram que a eleição do candidato de extrema-direita consolide estes laços.

O Brasil tem uma especial relação com o continente africano, sobretudo com as antigas colônias portuguesas.

De fato, no final do próximo mês está programado o VI Fórum Brasil-África na cidade de Salvador.

É esperada nesse fórum a presença de presidentes como o de Gana, Nana Akufo-Addo, ex-ministros e premiês africanos e brasileiros e altos cargos de organismos, como do Banco Mundial.